* Esqueci minha senha * Cadastre-se  

Visão Otimista - http://www.ocarreteiro.com.br/revista/visao-otimista-2/

   
 

Por João Geraldo
Foto Divulgação

A Meritor, fornecedora de eixos e sistemas para drivetrain para as principais fabricantes de caminhões e ônibus do Brasil e da América do Sul, está completando 60 anos de atuação no mercado brasileiro. Apesar da atual crise enfrentada pelo setor, a empresa opera com expectativa de uma retomada do mercado de caminhões e crescimento mínimo de 25% da produção em 2017.

Silvio Barros, vice-presidente e diretor geral da empresa na América do Sul, afirmou que um terço dessa retomada virá de investimento e renovação de frota, outro terço pela regularização dos estoques das fabricantes de veículos pesados e mais um terço do aumento de financiamentos através do Finame. “Há dois anos o setor de veículos pesados enfrenta recessão. É o primeiro a sofrer a queda, porém é também o primeiro a se recuperar”. disse o executivo.

Barros acrescentou que considerando a estabilização política do Brasil e a retomada do crescimento econômico, é possível acreditar que o setor deve se recuperar no segundo semestre de 2017 e, consequentemente, a Méritor também voltará a crescer.

Nos 60 anos de atuação no Brasil, a Meritor produziu mais de 8 milhões de eixos, sendo que desse total mais de 3,5 milhões foram destinados a veículos comerciais. Atualmente, Ford, MAN Latin America, Volvo, Iveco, International, DAF, Mercedes-Benz e Agrale formam um bloco fabricantes de caminhões, ônibus e veículos especiais que utilizam componentes produzidos pela empresa para transmitir para as rodas a força do motor e da caixa de transmissão.

“A empresa inaugurou fábrica, expandiu suas instalações e se manteve bastante presente no mercado, buscando sempre tecnologias de ponta para o setor de transportes nacional”, acrescentou o executivo, destacando ainda que a empresa sempre desenvolveu produtos visando a maximização da relação custo x peso/eficiência.